segunda-feira, 11 de julho de 2011

Historia do Teatro Santa Ignês - Alagoa Grande

O Teatro Santa Ignês foi Construido no dia 24 de Nobemdro de 1902 e foi inalgurado no dia 02 deJaneiro de 1905 por Apolônio Zenaide que foi um Chefe Politico de Alagoa Grande.

Ainda em 1905, uma companhia teatral francesa veio ao Brasil para fazer três apresentações exclusivas em Pelotas, São Luís e no Rio de Janeiro e o então senador Apolônio Zenaide, por sua conta própria, trouxe esse grupo para uma apresentação no Santa Ignêz.

O primeiro grupo teatral foi o TAG - Teatro de Alagoa Grande, fundado por Agnaldo Marques, que em 1968 passou a ser chamado oficialmente de Teag (Teatro de Estudantes de Alagoa Grande).


Assim como o Grupo Teag, outros grupos teatrais nasceram em Alagoa Grande, fruto do Teatro Santa Ignêz, entre eles o Grutag (Grupo Teatral de Alagoa Grande) e Gti, que se tornou a Cia de Teatro Oxênte, que durante anos vem acumulando prêmios conquistados por todo o Brasil. A Cia de Teatro Zoar, sob a direção de Jaelson Barbosa, é atualmente o grupo mais atuante da cidade.

O Teatro Santa Ignêz já passou por tempos difíceis, onde em certas épocas caiu no esquecimento do seu próprio povo, servindo de cinema e até estábulo. Mas também já teve seus dias de glória, onde foi palco de acontecimentos importantes na vida de Alagoa Grande.

Em outras épocas, para se assistir um bom espetáculo o paraibano precisava se deslocar para Alagoa Grande. O Teatro Santa Ignêz inspirou grandes artistas, incentivou a formação de muitos grupos teatrais e foi palco de grandes espetáculos teatrais, divulgando nossa terra, nossa arte e nossa cultura.

Das 223 cidades da Paraíba, existem apenas cerca de 18 cidades com teatro. Alagoa Grande tem o privilégio de ter uma linda e histórica casa que representa a cultura local, onde recebe visitas de admiradores e pesquisadores de toda parte do Brasil em busca de sua história e seu encanto.

O Teatro Santa Ignêz influenciou ainda a vida de inúmeras pessoas, projetando-os no mundo artístico cultural e servindo de referência artística para muitos talentos paraibanos.

Fonte: http://alagoagrandepb.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário